Travessia António Bessone Basto 2019

26754

Realizou-se este sábado 22 de junho, a XIV Travessia Bessone Basto, numa organização em parceria da Camara Municipal de Oeiras e da Associação de Natação de Lisboa.

Registaram-se no total 406 inscrições (304 masculinos e 102 femininos), tendo realmente partido no conjunto das duas provas principais do programa 333 nadadores. Adicionalmente houve duas provas de promoção para jovens, de 150 e 250 metros, onde participaram cerca de 42 candidatos a nadadores.

O homenageado António Bessone Basto e o Vereador do Desporto da CMO Pedro Patacho deram a partida oficial na prova reservada a federados e convidados, na distância de 2.500m, que registou à partida 167 nadadores.

Numa prova muito rápida, a aproveitar a corrente da maré, a vitória em masculinos coube a Marco Vantaggiato (CNLA), com o segundo lugar a ser alcançado pelo seu colega de clube Mauro Inácio, e Miguel Arrobas (ANE) a terminar no terceiro lugar.

Na competição feminina a atleta Catarina Mestre (CNLX) foi a grande vencedora destacada, à frente de Beatriz Santos (Individual) e de Catarina Ferreira (CNLX).

Não houve a registar qualquer desistência nesta prova, tendo sido extraído um nadador por razões de segurança, pois partiu sem fato isotérmico.

Na prova aberta (distância de 1000m), com 166 participantes, os vencedores foram o Pedro Biscaia (EULX) e Catarina Fonseca (CNLX).

Nesta prova houve a registar as duas únicas desistências do dia.

O evento foi um sucesso organizativo, em excelente ambiente de convívio, sendo que da ANL estiveram presentes elementos da Direção, para além igualmente dos elementos do quadro de arbitragem do seu Conselho Regional e alguns voluntários de apoio aos secretariados.

Os resultados podem ser consultados aqui.
(Fotos: lfnunes)