Últimas Notícias

Próximos Eventos

Natação Artística

A Natação Artística (renomeação feita pela FINA em julho de 2017 da Natação Sincronizada), pode dizer-se que é uma disciplina desportiva que congrega conceitos de natação, ginástica e de dança. Carateriza-se na sua essência pela execução de rotinas de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanha por uma música, que pode ser efetuada por nadadores individuais, em duetos, trios ou equipas.

Esta disciplina requer habilidades primariamente na água, exigindo força, resistência, flexibilidade, arte e sincronismo preciso, para além do controle da respiração quando em posição invertida com a cabeça de baixo de água.

A origem da disciplina enquanto desporto remonta ao início do século XX no Canadá, e enquanto desporto tem sido exclusivamente disputado por mulheres, embora recentemente tenham surgido homens a iniciar a prática desportiva na disciplina.

Foi somente em 1968 que a FINA reconheceu a Natação Sincronizada como uma disciplina aquática, a par da natação pura, saltos para a água e polo aquático.

Somente em 1984 o Comité Olímpico Internacional incorpora a Natação Sincronizada como uma modalidade olímpica, ainda que somente com solos e duetos até 1992.

Em 1996 somente fez parte do programa olímpico as provas por equipas, mas em Sydney2000 os solos e duetos voltaram ao programa junto com as competições por equipas, e permanecem até hoje.

Em Portugal a Federação Portuguesa de Natação tem desenvolvido um plano de desenvolvimento de Seleções Nacionais, contudo tem-se mostrado difícil de surgirem novos polos de desenvolvimento ao nível da formação para que seja dado o salto quantitativo e qualitativo.

A Associação de Natação de Lisboa criou em 2015 uma competição inovadora em território nacional, denominado LisboaSyncro. Após dois eventos de sucesso, a ANL viu-se forçada a cancelar a sua realização em 2017 e 2018 dadas as dificuldades encontradas em termos de calendário pelos planos de treinos, estágios e competições internacionais das seleções nacionais.

X